Entenda como funciona e como tirar a CNH Digital

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    O Brasil sempre foi uma manjedoura de boas ideias. À parte de todo o caos burocrático e cotidiano do nosso país, eis que surge uma funcionalidade amiga do cidadão, a CNH Digital. Você já considerou os benefícios de portar a carteira de habilitação no seu smartphone?

    Para muitos, o esquecimento é um hábito rotineiro e prejudicial, tendo em vista as penalidades às quais nos sujeitamos ao não portar um documento de identificação. Pensando neste problema e na sua possível solução, elaboramos este post.

    Hoje você terá a oportunidade de conhecer a CNH Digital, entendendo as diferenças entre a novidade e a convencional, aprendendo também a como emitir essa versão do documento. Acompanhe!

    O que é a CNH Digital?

    Com um nome bastante sugestivo, a CNH Digital nada mais é do que a versão eletrônica da sua habilitação de trânsito. Sobretudo, a versão digital possui o mesmo teor jurídico que o documento tradicional impresso. Essencialmente, a versão digital propõe comodidade ao cidadão, que poderá portar a documentação no dispositivo fundamental da vida moderna: o celular.

    Para além disso, a CNH Digital demonstra-se vantajosa tanto na recuperação do documento quanto na durabilidade, não estando sujeita ao desgaste de material que ocorre na versão impressa.

    Qual a diferença entre a CNH Digital e a convencional?

    Apenas uma: a apresentação das informações. Em uma elas estão impressas, em outra, digitalizadas. Em toda a imprensa, o Ministério das Cidades já afirmou reiteradamente que a novidade apresenta o mesmo peso jurídico do documento tradicional.

    No entanto, para emitir a versão digital você precisa da versão impressa. Sendo assim, a CNH Digital é um complemento documental, que pode inclusive salvá-lo de uma multa ao dirigir sem a carteira de habilitação.

    Interessado em emitir a sua? Confira abaixo como fazer!

    Como emitir a CNH Digital?

    Para a emissão da CNH Digital, você precisará cumprir alguns requisitos, seguindo cautelosamente cada procedimento.

    Confira agora, em cinco passos, como garantir a sua carteira de habilitação eletrônica!

    1. Caso não possua, providencie a nova CNH

    Antes de emitir a versão digital, você precisa se assegurar de que já tem o documento na versão mais atual, que apresenta o QR code no verso. A CNH recente, já com o código gráfico, pode ser emitida no DETRAN da sua cidade.

    Se você já possui o documento atualizado, pule à próxima etapa.

    2. Cadastre-se no DENATRAN

    Agora é o momento de cadastrar-se no DENATRAN. Para tanto, basta:

    1. acessar o Portal de Serviços;
    2. clicar na seção Cadastro, sob o menu Usuário do canto esquerdo;
    3. preencher e enviar o formulário;
    4. verificar a caixa de entrada do e-mail informado, ativando o cadastro no link recebido.

    3. Visite o DETRAN

    Você precisará ir ao DETRAN no qual emitiu sua CNH impressa, para confirmar as informações do cadastro do DENATRAN e solicitar a CNH Digital.

    Poderá haver cobranças, haja vista que o Ministério das Cidades informou sobre a presença ou não de taxas que ficará sob a interpretação dos Departamentos de Trânsito de cada estado.

    4. Baixe o aplicativo adequado ao seu smartphone

    Esteja atento para não baixar aplicativos maliciosos! Você pode encontrar o app oficial tanto para dispositivos iOS, quanto para Android nestes linksAppStore e Google Play.

    Você poderá confirmar a autenticidade do aplicativo tanto ao acessar os links acima, como ao observar o desenvolvedor, neste caso, a Serpro, responsável por inúmeros outros aplicativos governamentais.

    Por fim, conceda a permissão para a utilização do aplicativo, utilizando o código de ativação recebido no seu e-mail.

    5. Crie uma senha

    Finalmente, crie uma senha de quatro dígitos, o dito PIN, para acessar e visualizar as informações do documento. Pronto! Agora você possui a versão eletrônica da Carteira de Habilitação.

    Em um futuro não tão distante, o mesmo aplicativo será capaz de consultar a pontuação da carteira em tempo real, notificando até mesmo o período de vencimento. Portanto, o amanhã reserva funcionalidades à CNH Digital que tornarão a versão impressa bastante antiquada.

    E aí, o que você achou da CNH Digital? Uma ideia bacana? Então aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Dessa maneira, os seus amigos também ficarão por dentro do assunto, podendo aproveitar essa novidade!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe