4 dicas imperdíveis para acertar na escolha de pneus para caminhão

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    Sumário

    Powered by Rock Convert

    O pneu é um dos maiores gastos das empresas ou autônomos com a manutenção dos caminhões.

    Como se trata de um item indispensável e que necessita de altos investimentos, é importante fazer a compra certa.  Afinal, uma economia incorreta pode causar um efeito inverso, gerando um prejuízo enorme ao seu bolso.

    Por isso, na hora de escolher pneus para caminhão, nada melhor do que estar por dentro do assunto. Venha com a gente e aprenda, no post de hoje, quatro dicas para sair sempre satisfeito de uma compra!

    1. Conheça as características logísticas da frota

    O primeiro passo para escolher pneus para caminhão é obter todas as informações da frota, como os tipos de veículos existentes e também os serviços realizados diariamente.

    Ao conhecer os detalhes da logística, o gestor saberá o tamanho dos pneus que se encaixam em cada modelo e os desenhos dos sulcos direcionados para diferentes estradas.

    É importante ter outros dados em mãos, como a média de velocidade e, principalmente, conhecimento específico sobre os itinerários percorridos.

    Isso porque existem vários tipos de pneus para caminhões e cada um deles é voltado para solos diferenciados, como explicamos a seguir.

    2. Saiba por quais rodovias costuma trafegar

    A durabilidade dos pneus de caminhões é influenciada pelas características do solo. Assim, quando você for definir uma compra, saiba que precisa levar em conta os trajetos percorridos.

    Por exemplo: caminhões que rodam mais em trechos urbanos devem utilizar pneus de alta severidade. Estão nessa categoria ônibus e veículos que fazem muitas entregas dentro das cidades. Caso a rodagem seja prioritariamente em rodovias, em especial percorrendo longas distâncias, fique com o de baixa severidade.

    Nos deslocamentos regionais, com aclives e declives, a dica é optar pelos de média severidade. Outra dica: use o misto quando a frota percorrer estradas asfaltadas e também de terra. Isso acontece com frequência se você faz entregas na zona rural ou utiliza o veículo para trabalhos na agricultura.

    Já caminhões que trafegam em locais acidentados, brutos, com pedras e terra, sempre devem contar com os pneus off-road.

    3. Analise o peso transportado

    Outro aspecto a ser observado no momento de escolher pneus para caminhões é o peso da carga transportada. Veja a capacidade que suporta cada pretinho no índice numérico e analise se ela está compatível com a realidade do dia a dia.

    A escala vai até 140, sendo que cada uma tem um limite, ou seja, esse ponto é fundamental para evitar perdas ao longo das viagens.

    4. Capacite seus colaboradores

    Apesar deste tópico estar mais ligado à conservação dos pneus, também vale para conscientizar os funcionários sobre os pneus mais indicados em cada tipo de veículo e ocasião.

    Isso porque trocas podem acontecer no meio de um trajeto. Em outras palavras: se o funcionário não tiver a informação precisa, corre o risco perder tempo demais para obter os detalhes corretos a respeito de como escolher pneus para caminhões.

    Além disso, a capacitação contribui com a redução no consumo de combustíveis e também influencia na maior durabilidade dos pretinhos, trazendo ainda mais segurança nos deslocamentos.

    Gostou de saber um pouco mais sobre como escolher pneus para caminhão? Quando o assunto é pneu, saiba que a Caiado conta com um serviço especializado para atender a sua frota sem necessidade de tirar seus veículos da garagem. Conheça agora mesmo as vantagens!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe