Carro automático ou manual? Quais as diferenças?

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    Há muito tempo que os veículos se moldam ao cotidiano de seus usuários. As montadoras, sempre atentas, observam as tendências e aplicam soluções. Sendo assim, abordaremos um dilema bastante comum aos futuros proprietários: escolher carro automático ou manual? Acompanhe!

    Características do câmbio automático

    Tratam-se das transmissões que realizam as trocas automaticamente, dispensando a ação do motorista no pressionar da embreagem e engate das marchas adequadas. Os condutores de veículos automáticos resumem suas funções apenas ao direcionamento, aceleração e freio.

    Vantagens

    Os automáticos ganham cada vez mais adeptos por sua principal vantagem: o conforto! Essa comodidade é observada tanto nas pernas quanto nos braços, pela eliminação das tarefas de cambiar as marchas e acionar o pedal.

    Em deslocamentos lineares, como nas rodovias, isso pode não fazer grande diferença. Mas considere toda essa repetição de engate e troca de marchas durante um congestionamento. Em um automático, o motorista apenas acelera e freia, como em um simples kart dois tempos.

    Outra vantagem substancial é a valorização de veículos com câmbio automático no mercado de usados/seminovos. Afinal, todos os acessórios que entregam comodidade ao veículo acabam facilitando a revenda, tanto na agilidade quanto na facilidade em ter seu valor atendido.

    Desvantagens

    Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Na maioria dos carros automáticos, o conforto vem ao preço da emoção. Aos puristas, os automáticos não contam com o mesmo tempo de reação que os manuais, ficando menos “à mão” das vontades do condutor.

    Além disso, as manutenções de um automático são mais caras, tratando-se de uma solução de engenharia mais completa e robusta que a manual. Por fim, os automáticos eram famigerados por apresentarem maior consumo de combustível, mas isso tem “caído por terra” ao longo dos anos.

    Pois, ao que tudo indica, o consumidor nacional já venceu a barreira de resistência que existia com esses carros, de tal modo, que já é comum encontrar modelos populares e compactos automáticos.

    Características do câmbio manual

    Agora, a alternativa predileta entre os entusiastas e presente na maioria dos veículos nacionais. Afinal de contas, a predileção dos automáticos entre os brasileiros ainda é recente, exigindo que muito tempo se passe até que a maioria proporcional mude de lado.

    Vantagens

    Os câmbios manuais são apaixonantes por traçarem uma conexão direta com o condutor em que, de fato, se exerce controle sobre a máquina. Entretanto, essa é uma vantagem muito restritiva, alcançando apenas o público que aprecia essa sensação — uma minoria cada vez mais absoluta.

    O controle total ao proprietário também implica no consumo, onde o “pé do motorista” que ditará as marcas de autonomia. Em uma condução dócil, com trocas em baixas rotações, os manuais conseguem excelentes médias de km/l.

    Desvantagens

    Em determinadas ocasiões, os manuais podem ser inconvenientes. Trechos congestionados cansam os braços e esgotam a paciência. Além disso, os manuais cada vez mais conquistam a desavença da nova geração.

    Esse segmento entende que a troca de marchas é tão complicada quanto contraproducente. Bem, não há como tirar a razão desse perfil de usuário. Afinal de contas, as novas gerações não nutrem o mesmo afeto pelo automobilismo como as anteriores. O sonho do primeiro carro não é mais tão reluzente.

    Assim, esse segmento passa a enxergar o carro como uma mera ferramenta de transporte, que deve exercer deslocamento do ponto A ao B, entregando o menor nível de incômodo aliado ao maior índice de economia. Nessa perspectiva, os carros manuais são realmente antiquados aos dias de hoje.

    A melhor escolha entre carro automático ou manual

    É uma decisão puramente pessoal, variando conforme o seu propósito com o veículo. Deseja uma condução confortável, fácil e simples? Opte pelos automáticos! Prefere uma tocada mais arisca, suscetível às suas interferências? Vá de manual! As duas alternativas são opostas a ponto de facilitar a decisão, bastando que você reflita sobre o que você deseja em um veículo.

    E aí, qual é a escolha que atende o seu perfil: carro automático ou manual? Para ficar por dentro do mundo automotivo, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe