Entenda as diferenças entre os tipos de tração de automóvel

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe
    Powered by Rock Convert

    Você com certeza já ouviu em algum comercial ou programa de TV sobre veículos algo relacionado à tração de automóvel, principalmente sobre a 4X4. Porém, você sabe o que isso quer dizer? Entender o que é e como atua o deslocamento de força de um veículo é algo importante que pode dizer muito sobre o seu desempenho. 

    Neste texto explicaremos o que é tração de automóvel, além de quais tipos podemos encontrar atualmente no mercado e as suas principais características e diferenças. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post! 

    O que é tração de automóvel e quais os seus tipos? 

    A tração nada mais é do que a força exercida pelo motor para que os pneus funcionem e, consequentemente, o carro entre em movimento. Para cada tipo de veículo ou terreno é necessário utilizar uma tração diferente, para que ele consiga percorrer aquela estrada sem causar maiores danos na suspensão ou até mesmo no motor do carro. 

    Ter um bom controle de tração no seu automóvel faz uma grande diferença na hora da condução, pois impede que a dianteira saia, garante melhor segurança para o motorista e passageiros e traz mais estabilidade para o carro. Confira agora quais os principais modelos, bem como suas características, melhores usos e diferenciais. 

    Tração 4×4  

    Em veículos que possuem essa tração, o sistema de transmissão manda a força para todas as 4 rodas de forma igual. Ao fazer isso, o carro consegue ter maior aderência na estrada, evitando assim a perda de controle por parte do motorista.  

    Porém, não é sempre que a força é distribuída igualmente, já que ela consegue se adaptar conforme o movimento que o carro está fazendo. Por exemplo, quando o automóvel estiver fazendo uma curva, a velocidade das rodas do lado de fora será aumentada, já que elas realizarão uma volta maior, o que dará ainda mais aderência para o veículo. 

    Tração 4WD 

    Essa é uma vertente do modelo 4×4. Nela, o condutor pode escolher se a força do motor irá para as peças traseiras, dianteiras ou será distribuída igualmente por todas as rodas. Tudo isso pode ser personalizado com um botão disponível no painel do condutor. 

    Tração 4×2 

    A 4×2 é um pouco diferente do modelo 4×4. Isso porque a força não é distribuída igualmente entre todas as rodas, apenas em duas (dianteiras ou traseiras). Esse tipo de tração dá mais aderência ao subir em ladeiras ou ao trafegar por estradas de lama e terra, evitando atolamentos. 

    Tração AWD 

    Também chamada de sistema de tração integral permanente, esse tipo de tração consegue fazer com que o carro possa mudar entre as trações 4×4 e 4×2, a depender do modelo da pista e direcionamento do condutor. Isso acontece de forma automática por meio de circuitos eletrônicos. 

    Agora que você já viu quais são os tipos principais de tração de automóvel, já decidiu qual é a mais adequada para você no tipo de estrada que percorre normalmente? É muito importante escolher o carro com o modelo correto, para não enfrentar problemas de perda de controle do volante ou até mesmo causar acidentes. 

    Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso aos posts do blog em primeira mão e conteúdos exclusivos! 

     

     

     

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe