O que é cambagem? Saiba quando ela é necessária

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    Sumário

    Powered by Rock Convert

    Neste texto, você vai aprender o que é a cambagem, um procedimento muito importante para o seu carro. Além disso, descobrirá quando ela deve ser feita e quais são seus tipos. Para conferir tudo isso, é só continuar acompanhando o post!

    O que é a cambagem?

    Todo veículo tem um ângulo determinado pelo fabricante em relação à roda e sua inclinação vertical.

    Quando respeitado, é o que faz o veículo ter uma direção perfeita, bem como ter o peso do automóvel igualmente distribuído em todas as rodas, resultando em maior vida útil para os pneus.

    A cambagem é o processo de centralização dos pneus entre si. É normal que, devido ao uso contínuo da suspensão, essa peça comece a se inclinar. Por isso, ela faz o alinhamento completo dos pneus, tanto entre eles, quanto em relação às demais peças.

    É muito importante que a cambagem seja realizada no momento correto. Caso contrário, o veículo pode não funcionar perfeitamente, além de resultar no desgaste irregular da banda de rodagem dos pneus.

    Quando ela deve ser realizada?

    Este processo deve ser feito quando for notado alguma irregularidade no ângulo das rodas, fazendo com que elas fiquem voltadas para dentro ou para fora do veículo.

    Um dos maiores motivos da alteração desses ângulos é a travessia constante por estradas mal cuidadas e esburacadas. Outros motivos que podem fazer com que seu automóvel precise de um reparo são fortes pancadas e problemas relacionados com as molas do seu carro.

    Para saber se as molas não estão funcionando perfeitamente, verifique o sistema de suspensão do seu automóvel: se ele estiver atuando de forma irregular, é hora de levar o veículo ao seu mecânico de confiança.

    O processo de cambagem consiste em utilizar um cilindro hidráulico e reajustar o conjunto da torre, assim, todos os pneus voltam aos seus ângulos originais.

    Em alguns veículos que tem a suspensão MacPherson, é possível adicionar as chamadas “placas de curvatura”, que têm uma chapa superior ajustável. Ela é capaz de deslocar o suporte de choque para uma placa de retenção, deslizando lateralmente em tilhas, onde o uso do sistema de suspensão é muito grande.

    Quais são os tipos de cambagem?

    Existem 3 tipos que podem aparecer em seu veículo: a positiva, a negativa e a nula.

    Cambagem positiva

    Na cambagem positiva, os pneus estão alinhados para dentro do automóvel, ou seja, as rodas ficam mais afastadas na porção inferior do que na superior. Com isso, a direção do carro fica bem mais leve do que o usual, o que pode ocasionar a perda do controle do veículo por parte do motorista.

    Cambagem negativa

    Na negativa acontece o contrário, as rodas acabam ficando mais próximas na porção acima, o que resulta em um desgaste maior da parte interna do pneu.

    Cambagem nula

    Já na cambagem nula, todos os locais do pneu estão perpendiculares ao solo, fazendo um ângulo reto. Por conta do alto valor de carga nas verticais, a direção costuma ficar mais pesada.

    Assim, entendendo o que é a cambagem, quando ela deve ser realizadas e os tipos existentes, você poderá levar o seu automóvel a um mecânico de confiança caso perceba que ele não está funcionando como deveria.

    Quer saber mais sobre cuidado os pneus e outras peças do seu veículo? Então assine a nossa newsletter e não perca os novos conteúdos do blog!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe