Principais cuidados necessários ao operar máquinas agrícolas

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    A mecanização é uma realidade que veio para auxiliar a produção no campo. Seja na fase de plantio, colheita ou estoque, saber operar máquinas agrícolas é um requisito fundamental para manter a segurança nas propriedades rurais.

    Com máquinas de diferentes tamanhos, especificidades mil, controles informatizados ou não, chegando até mesmo ao tradicional trator do dia a dia, os gestores precisam estabelecer procedimentos para evitar acidentes. Afinal, o campo reúne atividades com alto índice de periculosidade e, por isso, a prevenção deve ser uma premissa.

    Para ajudar você a evitar acidentes em sua propriedade, elaboramos este post com dicas imperdíveis que certamente farão com que os trabalhadores atuem com mais consciência.

    A importância de operar máquinas agrícolas com segurança

    Trabalhadores rurais que operam máquinas agrícolas de acordo com todas as normas de segurança evitam acidentes e diversos tipos de afastamentos ocasionados por doenças ocupacionais.

    Entre elas, podemos citar problemas nos tímpanos, perdas nos movimentos de alguns membros e lesões corporais, entre outros.

    O gestor consciente consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar o tempo quando cobra atitudes corretas. O uso de tratores e outros equipamentos motorizados de acordo com as normas evita processos judiciais e até mesmo as temidas aposentadorias por invalidez.

    Ou seja, a prevenção é o melhor remédio, tendo em vista que o setor é um dos campeões em acidentes de trabalho.

    Como garantir uma rotina de trabalho segura

    Faça a manutenção preventiva das máquinas

    A manutenção preventiva é o primeiro passo para evitar acidentes de trabalho com máquinas agrícolas. Afinal, ao investir nas correções, você não terá dores de cabeça com acidentes causados por falhas, como no sistema de freio, por exemplo.

    Imagine um trator sendo conduzido e, de repente, a direção trava no meio do campo. Certamente, o condutor sofrerá uma colisão. Com as manutenções preventivas, inúmeros problemas podem ser amenizados, inclusive com diminuição nos custos operacionais.

    Fiscalize o uso dos EPIs

    Apesar da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), muitos trabalhadores rurais têm resistência em adotá-los.

    Portanto, além da constante conscientização, é preciso fiscalizar. Veja se eles estão com luvas, botas, óculos e protetores auriculares, entre outros cuidados. Assim, eles ficam mais protegidos contra possíveis percalços na rotina rural.

    Conheça os procedimentos das máquinas e invista em capacitações

    Sabendo-se que na hora de operar máquinas agrícolas existem diversos procedimentos, como avaliar as condições dos pneus, é necessária a capacitação dos trabalhadores para que não deixem brechas para possíveis acidentes. Entre elas, podemos citar as inúmeras certificações.

    Uma dica interessante é criar um manual de procedimentos, com todas as orientações referentes a cada máquina, como um roteiro do que não pode ser esquecido ao longo da operação no campo.

    Dessa maneira, os equipamentos agrícolas durarão mais tempo e os trabalhadores ficarão mais conscientes sobre a necessidade de respeitarem os procedimentos necessários para um trabalho saudável e seguro.

    Seguindo as nossas dicas, certamente os seus trabalhadores saberão operar máquinas agrícolas com o devido cuidado, melhorando a produtividade e mantendo em abundância as boas notícias.

    Agora que você já sabe a maneira certa de operar máquinas agrícolas, veja como as tecnologias auxiliam os produtores rurais!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe