Será que a reutilização de pneus é boa para o veículo?

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    Sumário

    Você sabe o que utilizar um pneu já gasto pode fazer com o seu carro e com a sua segurança? Em um primeiro momento, essa aparenta ser uma ideia inofensiva e econômica, mas que no longo prazo pode gerar sérios prejuízos.

    Neste texto vamos explicar os perigos e riscos da reutilização do pneu do carro, além de lhe dar várias sugestões de como reutilizar esses itens em outras situações do seu cotidiano. Acompanhe!

    Diga não à reutilização do pneu do carro

    A primeira situação em que um pneu usado vai gerar problemas é na travessia de ruas molhadas. Um pneu já gasto não tem a mesma aderência de quando era novo, o que aumenta as chances do veículo derrapar na estrada e causar um acidente.

    Além disso, a sua espessura é muito menor do que os modelos novos, o que compromete principalmente a estabilidade do automóvel, causando até mesmo danos na suspensão do carro.

    Outro problema é que, por ser mais fino e gasto, essa peça não aguenta impactos fortes causados por buracos ou batidas no meio-fio.

    Não é só o seu veículo que sofre danos: dirigir com pneus carecas resulta em uma multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na carteira.

    Faça o seu pneu durar mais

    Existem algumas formas de prolongar a vida útil de um pneu: sempre consulte o manual do seu carro para verificar qual é a calibragem ideal dos pneus, já que um pneu mal calibrado sofrerá mais desgaste apenas no centro ou nas bordas da banda de rodagem. Também é preciso saber que a calibragem só deve ser feita com os pneus frios.

    Outra maneira para fazer com que essas peças durem mais é adotar o modo de direção defensiva. Evitar frenagens muito bruscas e manter uma distância segura dos veículos à sua frente são ações importantes. Um motorista defensivo sempre deve respeitar a sinalização e manter o nível de combustível do seu automóvel em um nível seguro.

    Procure optar pela compra de pneus originais. Apesar de o preço ser mais salgado, eles têm uma durabilidade muito maior do que pneus usados ou falsificados, o que acaba representando uma grande economia, já que a frequência da troca dos pneus será bem menor.

    Tome cuidado com as variações de temperatura da região onde você mora, pois as mudanças climáticas interferem na pressão dos pneus. Confira a calibragem do pneu com certa frequência caso a sua cidade tenha variações constantes da temperatura. Assim ele vai durar mais tempo e você vai ficar mais seguro na estrada.

    Diga sim à reciclagem de pneus

    Não preciso jogar o seu pneu fora e poluir o meio ambiente. Há inúmeras coisas que podem ser feitas com essa peça, desde itens de decoração até brinquedos muito divertidos para as crianças. Confira agora algumas formas de reciclar os pneus usados do seu carro.

    Vasos de plantas

    Por que não utilizar a “morte” do seu pneu como um local de vida para outros seres? O espaço onde o pneu é acoplado à calota o carro é o local perfeito para cultivar pequenas plantinhas.

    É possível colocá-lo tanto no chão, preenchendo o vão da peça com terra ou adubo, quanto criar um jardim suspenso em uma parede ou um suporte, caso você não queira ou não tenha muito espaço disponível para um jardim convencional.

    Depois é só utilizar uma lata de tinta spray e muita criatividade para decorar o seu novo vaso e deixá-lo com a cara do seu lar doce lar!

    Lago ou fonte para o jardim

    Ainda pensando na decoração externa da sua casa, que tal criar um pequeno lago ou uma fonte, com direito a peixinhos e tudo?

    Apesar de dar um pouco mais de trabalho, já que você vai precisar de algo para que a água não vaze ou seja absorvida pelo solo, além de uma bomba de água, o resultado é impressionante, principalmente se decorado com várias pedrinhas ao redor do pneu, além de plantinhas e peixinhos. Chique, não é?

    Mesa divertida

    Você também poderá criar coisas realmente úteis para o seu dia a dia. Com 2 pequenas pilhas de pneus velhos e um largo pedaço de madeira você criará uma linda mesa para a área externa da sua casa ou um canto de estudos para as crianças.

    A dica é que você pinte cada peça de uma cor, criando um móvel divertido e colorido, que encantará os jovens e até mesmo os adultos, além de fazer bem para o meio ambiente.

    Balanço

    O modo mais comum de reutilizar essa peça é na fabricação de balanços infantis.

    Para criá-los é bem simples, bastando apenas um pneu que seja resistente ao peso das crianças ou até mesmo de um adulto, uma corda e algum suporte para que o balanço possa ficar suspenso, como um galho de árvore.

    Essa é uma ótima forma de tornar a sua casa mais divertida, criando mais uma área de lazer para você e sua família. Dá até mesmo para montar um piquenique perto do balanço e aproveitar a companhia das pessoas amadas!

    Puffs

    Outra dica extremamente simples e elegante para decorar a sua casa com essa peça é transformá-la em um confortável puff. É preciso apenas um par de pneus, travesseiros, tintas e muito criatividade. É possível colocá-los tanto na área externa quanto na sala da casa.

    Não há mais desculpa para fazer a reutilização do pneu do carro e muito menos para jogá-lo em um lixão. A mudança dessas pequenas atitudes do seu dia a dia prolongará a vida útil do seu veículo, trará mais segurança para você e para os seus passageiros.

    Além disso, cuidar do meio ambiente é uma atitude que todos devemos ter no nosso cotidiano, pois além de fazer bem para o nosso planeta, faz bem para o nosso bolso.

    Agora que você já sabe que não se deve utilizar pneus gastos, aprenda com este post a trocar os seus pneus da forma correta! Mantenha-se sempre informado sobre esses assuntos para evitar acidentes e situações de risco!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe