Viagens longas de carro: 5 coisas que você precisa fazer ao pegar a estrada

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    Sumário

    Seja a trabalho, lazer ou para visitar um familiar, muita gente prefere fazer viagens longas de carro, abrindo mão dos deslocamentos de avião. Em trajetos acima de 500 km de distância, é preciso seguir algumas orientações para que tudo saia como o planejado.

    Além das manutenções rotineiras, de uma revisão do veículo antes de pegar a estrada, verificação do óleo, dos pneus, assim como do sistema elétrico e documentações, existem outros pontos que merecem a sua atenção.

    Afinal, a segurança deve sempre andar ao seu lado. Para ajudá-lo a não enfrentar percalços em deslocamentos longos, preparamos este post com cinco dicas para que o seu roteiro não sofra interrupções. Vamos a elas!

    1. Planeje a sua viagem

    Longos trajetos de carro necessitam de um devido planejamento. Antes de iniciar a sua viagem, analise todos os aspectos do percurso.

    Veja quantos quilômetros serão rodados por dia, principais pontos de parada, se há pedágios ao longo das estradas e postos de combustíveis. Enfim, saia de casa preparado e com tudo em mente.

    Caso não conheça as rodovias, faça uma pesquisa na internet, leve um GPS e trace a rota para não se perder pelo caminho. Depois de estabelecer as prioridades, é hora de pegar o asfalto!

    2. Alimente-se bem

    Antes de sair de casa, consuma alimentos saudáveis e que possuam boas fontes de energia, como frutas e sucos. Independentemente do horário da partida, não deixe de se alimentar bem.

    Isso será fundamental para você evitar paradas desnecessárias, além de manter o organismo tranquilo pelas primeiras horas da viagem, com disposição e atenção.

    Uma boa dica é evitar alimentos gordurosos, pois eles causam sonolência e podem ser vilões em deslocamentos longos de carro. Mesmo tomando as devidas precauções, há momentos inevitáveis para parar, como veremos a seguir:

    3. Pare com frequência para descansar

    Sabe quando as pernas, os braços e as mãos começam a adormecer? Ou o corpo pede por aquela espreguiçada? Pois são sinais de que é hora de parar para descansar.

    Grandes percursos pedem várias paradas. É importante para ir ao banheiro, lavar o rosto, tomar um cafezinho, esticar o corpo e relaxar um pouco antes de retornar ao volante.

    Trata-se de uma iniciativa muito válida para evitar distrações nas estradas, um dos fatores que causa acidentes.

    4. Se possível, troque o volante com alguém

    Caso haja outro motorista entre os passageiros, a dica é fazer um rodízio na condução do veículo ao longo do trajeto.

    Geralmente, cada um pode tocar por cerca de 300 km, diminuindo o cansaço e também contribuindo com a segurança.

    Além disso, a viagem fica mais tranquila e sem estresses comuns que atingem motoristas que ficam mais de cinco horas diretas ao volante. E, claro, não desafie o seu corpo!

    5. Durma quando o corpo pedir

    Mesmo que duas pessoas estejam conduzindo o carro, inevitavelmente ambos ficarão cansados em determinado momento do dia.

    E não adiantam cafés, energéticos e constantes paradas: quando o corpo cansa é hora de parar.

    Por isso, seja prudente e durma quando perceber que chegou a hora. Afinal, o seu destino continuará te esperando! Seja cauteloso e faça de sua viagem um momento prazeroso e em total respeito aos limites humanos.

    Depois de ler este post e ficar por dentro das dicas para aproveitar viagens longas de carro, que tal curtir nossa página no Facebook? Fique ainda mais informado sobre o mundo do automobilismo!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *