Você sabe qual é a importância de realizar a revisão de carros?

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    A revisão de carros é mais importante que muitas pessoas pensam. É isso mesmo: enquanto alguns percebem esse momento como um gasto dispensável ou inesperado, outros reconhecem que a realidade é bem diferente.

    A revisão programada é a melhor forma de evitar gastos excessivos mais na frente. Além disso, manter um carro em bom estado é a estratégia ideal para prevenir acidentes. Assim você garante um pouco mais de segurança para você e quem você ama!

    Pensando nisso, criamos um post sobre a importância de realizar o procedimento com frequência. Também abordando o momento ideal para adotar o cuidado e os benefícios que ele pode trazer. Se você quer se informar sobre o tema, então vamos juntos nessa!

    Quando realizar a revisão do seu carro?

    Embora pareça óbvio para alguns, esse ponto pode ser bem relativo. Tudo depende do tipo de veículo e da utilização dele. Se você usa muito o carro, por exemplo, então pode ser que precise recorrer às manutenções com mais frequência.

    Ainda assim, a prática mais comum indica que o procedimento deve ser feito a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados — o que acontecer primeiro.

    O que verificar nesse momento?

    A revisão de carros deve acontecer de forma criteriosa e uma das melhores formas de fazer isso é saber o que analisar nesse momento. Destacamos os principais aspectos que devem ser avaliados abaixo, pois essa é uma maneira eficiente de ficar com o sinal alerta.

    Alinhamento e balanceamento

    Esses dois procedimentos são muito importantes e a falta deles pode ocasionar problemas sérios para a geometria de um veículo. O primeiro procedimento alinha o direcionamento das rodas e o segundo equilibra a distribuição do peso sobre o veículo. A manutenção deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.

    Óleo do motor

    Esse ponto é muito simples, mas pode sair muito caro em caso de descuido. Por isso, seja prudente e não deixe a troca dos fluidos de lado! Você pode conferir o nível ideal por meio de uma varetinha que fica dentro do motor.

    Água no radiador

    A água é outro cuidado importantíssimo e, ainda assim, muito negligenciado. Caso o veículo não conte com o suporte necessário, pode sofrer com o superaquecimento e problemas drásticos no motor.

    Filtro de combustível

    Esse item também deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros e merece atenção. Como os filtros são os principais responsáveis por barrar as impurezas presentes no combustível, essa é uma ótima forma de evitar o acúmulo de detritos no interior do motor.

    Velas de ignição

    O carro pode perder o desempenho e consumir mais gasolina caso não haja cuidado com as velas de ignição. Isso acontece porque, quando estão gastas, elas geram faíscas fracas e comprometem a queima de combustível.

    Freios

    Esse item é indispensável para quem quer trafegar com segurança. Portanto, se você perceber alguma resistência ou trepidação, é bom tomar cuidado. Somado a isso, é importante trocar o fluido do freio a cada 20 mil quilômetros e ficar de olho em qualquer alteração.

    Para fechar, lembre-se de analisar também as condições dos pneus, pois eles interferem muito no resultado de frenagem.

    Quais são os benefícios da revisão de carros?

    Caso ainda não esteja convencido dos benefícios que a revisão de carros pode trazer, então nada melhor que conhecer algumas vantagens. A principal delas é a garantia de uma segurança melhor enquanto trafega, pois o motorista tem consciência de que o veículo está bem cuidado e pronto para os desafios da estrada.

    Somado a isso, é importante destacar também que essa é uma das melhores formas de evitar gastos maiores e inesperados. É isso mesmo: acompanhar tudo nas revisões periódicas é a melhor maneira de identificar os problemas no começo e garantir uma correção mais simples.

    Depois de ler este artigo e entender qual é a importância de realizar a revisão de carros, esteja atento e adote os devidos cuidados. Manter o seu veículo em bom funcionamento é fundamental para preservar sua vida e das pessoas que você ama!

    Se quer continuar se inteirando sobre o assunto, baixe agora mesmo nosso e-book que é um verdadeiro manual para quem viaja de carro! Nos encontramos na estrada!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe